Hoje, dia 01/11, dia mundial do veganismo.
Nesse post, vamos falar um pouco mais do dia de hoje é o que é o veganismo:
Veganismo significa os princípios pelos quais o ser humano viva sem explorar os animais. É a prática e busca ao fim do uso de animais para alimentação, apropriação, trabalho, caça, vivissecção, confinamento, entretenimento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal.
Os veganos procuram abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal.
Também boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.
Ou seja, não utilizam produtos de beleza, de higiene pessoal, de limpeza, etc. que não estejam isentos de crueldade.
Veganismo não é dieta. É um conjunto de práticas focadas nos Direitos dos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana. Entende-se que os animais têm o direito de não serem usados como propriedade, e que o veganismo é a base ética para levar a sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles.
O Dia Mundia Vegano foi estabelecido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga do mundo, a que oficializou e cunhou o termo “vegano”. Louise estabeleceu que todo dia 1º de novembro seria comemorado o Dia Mundial Vegano justamente no aniversário de 50 anos da Vegan Society, criada em 1944.
E esse é um pouquinho da história do veganismo e do dia 01/11 para vocês.
Fontes:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Veganismo
https://vista-se.com.br/1o-de-novembro-dia-mundial-vegano/