domingo, 17 de julho de 2016

Benefícios do óleo de côco

Hoje não vai ter receitinha, mas vai ter dicas do óleo de côco!! Gente, já fiz uso dele no cabelo, nos lábios, e olha, não me arrependi! Confiram abaixo essas dicas:

1. Óleo corporal

Em temperatura ambiente, o óleo de coco é cremoso, proporcionando uma textura perfeita para hidratar a pele. Após o banho, aplique o óleo em todo o corpo, dando atenção especial às partes mais ressecadas, como os cotovelos. Para criar novos aromas, experimente misturar algumas gotas de óleo de lavanda.

2. Um novo sabor para o café

Ao invés de adicionar componentes calóricos no seu café (como açúcar e leite), que tal incrementá-lo com uma colherzinha de óleo de coco? Ele vai adoçá-lo na medida certa, e ainda acrescentar cremosidade à sua bebida. Adicione o óleo quando o café estiver bem quente, e não esqueça de misturar bem.

3. Máscara capilar

O óleo de coco é ótimo para fazer a umectação do cabelo, devolvendo a saúde e o brilho dos fios. Derreta uma colher do óleo em banho-maria e espere esfriar. Com o cabelo seco, aplique o óleo mecha a mecha, até cobrir todo o cabelo.

Aproveite para massagear o couro cabeludo, para que os minerais penetrem no bulbo capilar. Faça um coque e se o cheiro for muito forte, cubra a cabeça com uma touca. Após duas horas, lave o cabelo normalmente.

4. Alívio para coceiras em cachorros

Para cães que sofrem com dermatite atópica (também conhecido como eczema), o óleo de coco é um bálsamo aliviador.

Comece com meia colher de chá por dia e vá aumentando a dose até 1 colher de sopa para animais acima de 18 kg, e entre 1 e 2 colheres de chá para animais menores. O óleo ajudará a nutrir a pele seca, irritada ou inflamada, além de diminuir a coceira.

5. Sabonete artesanal

Fazer seu próprio sabonete é uma das maneiras de garantir a saúde e bem-estar da família, com produtos livres de produtos químicos agressivos.

O óleo de coco é uma ótima base para sabonetes pois, além de dar firmeza, ajuda a decompor as moléculas de gordura.

6. Lustra-móveis natural

A maioria dos lustra-móveis do mercado cobrem as superfícies com uma camada de produtos químicos sintéticos que deixam os móveis com aquele brilho… por pouco tempo.

O óleo de coco, por outro lado, penetra na madeira e as deixa com um aspecto brilhante e saudável por mais tempo. A aparência final é muito mais natural, basta aplicá-lo com um pano macio nas superfícies desejadas.

7. Hidratante labial

Lábios rachados perdem a briga contra o ultra hidratante óleo de coco. Para usá-lo durante o dia, coloque um pouco de óleo em uma embalagem vazia de lentes de contato, ou crie você mesmo uma embalagem para carregá-lo na bolsa.

8. Fungicida

Uma outra propriedade interessante do óleo de coco é o seu efeito anti-fúngico, ajudando no combate a micoses e cândidas, por exemplo. O ácido cáprico, ácido caprílico e o ácido láurico, presentes na cadeia média de ácidos gordos saturados do óleo de coco, trabalham em conjunto e asseguram mais rápida eliminação da infecção.

Você pode simplesmente aplicar um pouco de óleo de coco no local da infecção com mão, suavemente. Isto deve ser feito de 3 a 4 vezes por dia para obter os melhores resultados. Ele funciona muito bem em acalmar a coceira ou sensação de ardor causada pela infecção.

9. Tratamento de herpes labial

Se você foi bom aluno em Ciências, vai lembrar que, enquanto as bactérias podem ser expulsas do corpo, um vírus não pode, permanecendo ali, latente.

Então, como o óleo de coco pode ajudar? Novamente recorremos ao ácido láurico que, combinado com a glicerina, cria uma substância chamada monolaurin, que impede o vírus de se reproduzir normalmente. Para tratar a herpes, basta aplicar um pouco de óleo de coco diretamente na ferida, várias vezes ao dia.

10. Amaciador de cutículas

O clima seco do inverno e o uso constante de detergentes deixam as cutículas ásperas e levantadas. Aplique um pouco de óleo de coco em cima das cutículas, massageie delicadamente, deixe atuar durante 5 minutos e limpe o excesso com um lenço de papel. Faça este tratamento antes de dormir, então acorde com as cutículas suaves, nutridas e com unhas mais fortes.

11. Substituto na cozinha

Troque a manteiga/margarina ou qualquer outro óleo pelo de coco na hora de preparar os alimentos. A vantagem é que ele suporta temperaturas um pouco maiores que outros tipos de óleo, sem oxidar. Possui sabor de coco, mais suave, e é muito saboroso! Misturado com determinados alimentos, como aveia, farinha de trigo e panquecas, raramente oferece gosto de coco.

Ele é ótimo para refogar, fazer grelhados e todo o tipo de alimento que tiver óleo na receita, inclusive a panificação. Há quem substitua na proporção de 1:1, ou seja, a mesma quantidade de óleo/manteiga para o óleo de coco. Mas há quem recomende usar 25% menos que a quantidade de manteiga necessária na receita.

Também dá para usar o óleo de coco extra virgem da mesma maneira que o azeite – regando os alimentos, especialmente saladas e legumes crus.

12. Exfoliante corporal

O óleo de coco é uma ótima base para criar exfoliantes faciais ou corporais. Basta derretê-lo, acrescentar um pouco de açúcar e pronto!

Caso queira criar seu próprio sabonete exfoliante, coloque o óleo derretido em uma fôrma e acrescente o açúcar (branco ou mascavo). Coloque a fôrma na geladeira até solidificar. Daí, basta cortar o pedaço desejado e usá-lo durante o banho.

13. Removedor de maquiagem

Para proteger o rosto, ao invés de utilizar produtos artificiais, use o óleo para remover o make. Aplique-o em movimentos circulares até retirar toda a maquiagem, e enxague. Para remover o excesso de oleosidade, utilize um sabão com PH neutro ou shampoo de bebê.

14. Creme para assaduras

Como o óleo de coco possui ação antibactericida, fungicida e antiviral, ele é ideal para aliviar e hidratar inclusive o bumbum dos bebês. Para potencializar ainda mais a ação, experimente misturá-lo a manteiga de karité.

15. Dar brilho no couro

Roupas e sapatos se beneficiam tremendamente do óleo de coco. Utilize um pano limpo e seco para retirar o excesso de sujeira ou poeira do couro e aplique o óleo em movimentos circulares. Passe um pano macio e limpo para arrematar e garantir o brilho e a hidratação do couro.

16. Removedor de chiclete

Seja no carpete ou no cabelo, chiclete é um dos itens mais difíceis de se remover. O óleo de coco ajuda bastante nos dois casos: aplique quantidades generosas e deixe agir por 5 minutos ou mais. Use um pano macio e com textura para remover o chiclete. Finalize com um sabonete neutro (ou shampoo) para remover o óleo.

17. Creme de barbear

Não tem nada mais chato do que passar creme de barbear, entrar no chuveiro e ver toda a espuma escorrer pelo ralo. Com o óleo de coco, isso não acontece, pois água e óleo não se misturam (olha a aula de Ciências aí de novo!). Ele é garantia de que a lâmina vai deslizar sem problemas, e ainda vai deixar sua pele macia e hidratada.

18. Desodorante

O suor, por si só, não tem cheiro. O cheiro familiar de odor do corpo vem de bactérias normais da pele que se decompõe nas secreções do suor liberado pelas glândulas sudoríparas. Especialmente nas axilas, um ambiente quente e úmido, que libera um suor espesso e oleoso, as bactérias fazem a festa.

O óleo de coco funciona como um desodorante de farmácia, ajudando a diminuir o número de bactérias que causam o odor. Para fazer o desodorante natural, misture em um frasco uma colher de sopa de araruta em pó a 3 colheres de sopa de óleo de coco. Para dar mais consistência, adicione cera de abelha à mistura.

19. Proteção para a tábua de carne

As tábuas de corte têm uma superfície suave provocada pelo lixamento da madeira durante o processo de confecção. A parte de cima da tábua deve ser tratada para evitar o aparecimento de mofo e de germes que poderão apodrecer a madeira. O óleo de coco ajuda a revestir a peça e dá à tábua um brilho natural e saudável.

Quando for usá-la pela primeira vez, espalhe o óleo na madeira usando uma esponja ou pincel, aplicando uma camada uniforme. Limpe a superfície da tábua removendo qualquer excesso. Repita o procedimento até a tábua absorver a maior quantidade do óleo.

À medida em que for usando a tábua, repita o processo após cada lavagem. Para eliminar ainda melhor o cheiro, pingue algumas gotas de limão e esfregue na tábua.

20. Lubrificante para peças de metal

Use uma pequena quantidade de óleo de coco derretido para lubrificar motores pequenos, como de liquidificadores e furadeiras. Cuidado para não usar demais: o excesso, quando solidificado, pode acabar travando o motor. Ele também é ótimo para desemperrar zíperes, porcas e parafusos enferrujados.

21. Aperitivos refrescantes para cachorros

Também conhecidos como “cubos de coco”, essas guloseimas geladinhas vão dar um refresco para seu cãozinho nos dias de calor. Misture em proporções iguais, manteiga de amendoim ao óleo de coco, coloque em uma fôrma de gelo e deixe no freezer. Dê a comida fora de casa, ou em uma superfície lisa, para não sujar tapetes e carpetes.

22. Repelente de mosquitos

O óleo de coco ajuda a manter insetos bem longe da pele, basta aplicá-lo como qualquer outro repelente. Uma outra ideia é derreter o óleo de coco e adicionar alguns óleos essenciais, como citrus ou hortelã, e congelá-lo de novo para fazer uma espécie de repelente sólido que você pode reaplicar sempre que necessário.

23. Polidor de metais

Para fazer com que metais em geral brilhem como novo, basta esfregar a peça com o óleo de coco e um pano macio. Deixe agir por um minuto, e passe um pano limpo para dar lustrar.

24. Creme dental

Essa a Bela Gil vai adorar! Cientistas irlandeses já afirmam que o óleo de coco será o ingrediente principal nas futuras pastas de dente, por suas propriedades antibactericidas.

Que tal começar agora, e já garantir um sorriso perfeito? Misture partes iguais de óleo de coco e bicarbonato de sódio com algumas gotas de óleo essencial de hortelã ou canela para um frescor extra.

25. Conservante de alimentos

Aumente a vida útil dos ovos “pintando-os” com óleo de coco. O óleo cria uma barreira entre a casca e o ar, retardando o apodrecimento. Com essa técnica, os ovos duram até 3 semanas a mais na geladeira!

26. Pastilha para garganta

Tá difícil engolir? Pois saiba que o óleo de coco reveste a garganta e alivia as dores, quer venham do ar seco ou de algum resfriado ou alergia. Tome entre meia e uma colher de chá de óleo 3 vezes por dia, a última colherada logo antes de dormir.

Para reforçar o remédio, derreta o óleo e adicione um pouco de mel. Deixe esfriar e, quando estiver na temperatura ambiente, mexa de novo e tome a dose recomendada.

27. Lubrificante íntimo

Sim, o óleo de coco também pode ser usado na “hora H”! Ele é uma ótima alternativa aos lubrificantes de farmácia mas, infelizmente, não pode ser usado junto com camisinhas. Como o coco resseca, o látex perde sua elasticidade e rasga. Fora isso, curta noites e mais noites de prazer sem dor com a ajuda desse óleo multiuso!

28. Brilho extra para o carro

O óleo de coco lustra tanto a parte interna do carro (bancos de couro e painel) como a carroceria e os detalhes cromados. Você também pode usá-lo para eliminar pequenos arranhões na pintura. A melhor parte é que ele é absorvido, não fica oleoso, tem alta duração, não atrai poeira, tem um cheiro maravilhoso e é 100% natural.

29. Quase um protetor solar

O óleo de coco, sozinho, não é suficiente para proteger dos raios UV, pois sua proteção tem fator entre 4 e 6. No entanto, experimente intercalar o óleo de coco com o protetor solar: a pele vai ficar mais hidratada, evitando coceiras e descamação.

30. Creme anti-idade

São duas as proteínas estruturais responsáveis por manter a pele firme: o colágeno e a elastina. Enquanto o colágeno dá firmeza, a elastina é o que permite a pele esticar e voltar ao normal. A produção de colágeno diminui ao longo da vida, e aí as rugas aparecem. Já a produção de elastina pára completamente com a idade – por isso que, quando esticada, a pele não volta ao normal.

Os componentes do óleo do coco aumentam a produção de colágeno e, portanto, suavizam rugas e linhas de expressão. Aplique duas vezes por dia, usando o mínimo possível e espalhando bem o produto para obter melhores resultados.

31. Removedor de ferrugem

A ferrugem é como o envelhecimento: um fato inevitável da vida. Mas para eliminar estes pequenos sinais de decadência, espalhe uma camada fina de óleo de coco na ferrugem. Deixe agir por 2 horas, coloque o utensílio em água morna e limpe-o com um pano macio.

32. Cicatrizador de tatuagens

A sensação de ter uma tattoo nova é incrível, e queremos fazer de tudo para que ela cicatrize rápido e permaneça linda. Às vezes, somos recomendados a usar vaselina para mantê-la úmida, mas o produto pode fazer uma meleca enorme, especialmente em altas temperaturas.

Experimente usar o óleo de coco, que não deixa a área abafada e ainda suaviza a coceira que sentimos quando a pele começa a cicatrizar.

33. Limpador de pincéis

Preserve as cerdas de seus pincéis de maquiagem limpando-as com óleo de coco.

Derreta um pouco de óleo em um copo e mergulhe o pincel sujo no líquido, até cobrir todas as cerdas. Pegue um papel-toalha ou toalha de rosto e, de maneira suave, gire o pincel até retirar toda a maquiagem presa nele. Lave-o em água morna, e deixe secar à sombra. Se desejar, use sabonete neutro ou shampoo de bebê para remover o excesso de óleo.

34. Alongador de cílios

Cílios longos e cheios são o desejo de 99 entre 100 mulheres (e alguns rapazes também) mas, infelizmente, não é uma coisa tão fácil assim de se conseguir.

Para dar uma ajudinha na área, aplique um pouquinho de óleo de coco nos cílios todas as noites. As proteínas do óleo ajudam no crescimento e preservam a umidade dos cílios, prevenindo quebras e quedas.

35. Tratamento para acne

Parece doida a ideia de que um óleo ajuda a combater a acne, mas é verdade. Se você leu tudinho até aqui, já sabe que o óleo de coco tem ácido láurico e ácido cáprico, que ajudam a proteger a pele da acne e outras infecções, destruindo bactérias e micróbios.

Outro componente importante é a vitamina E, necessária para manter pele e cabelo saudáveis. Esta vitamina vital pode regular a produção de sebo, e desobstruir os poros da pele para evitar o surgimento de acne e espinhas.

Com a pele limpa, aplique uma fina camada de óleo em seu rosto e em seguida, massageie suavemente. Deixe agir cerca de 20 minutos, de modo que possa ser absorvido pela pele. Em seguida, lave o rosto novamente para remover o excesso de óleo.

Além de desobstruir e purificar os poros e eliminar os resíduos de produtos da pele, o óleo de coco ainda ajuda a diminuir as cicatrizes e manchas deixadas pelas espinhas e acne.

Fonte: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/oleo-de-coco-35-utilidades-incriveis-que-voce-nunca-imaginou/

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Pão de Melado

Ontem estava eu sozinha, desanimada, decidi fazer um bolinho! Era pra ser hiiiper bolo, mas fiz metade da receita que vi no site do Presunto Vegetariano (http://presuntovegetariano.com.br) do Pão de Melado.

Os ingredientes foram:
1 xícara (de chá) de leite amendoim (de amêndoas, de coco ou soja)
1/4 de xícara (de chá) de óleo vegetal
1/2 xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
1/2 colher (de chá) de canela em pó
1/2 colher (de chá) de cravo em pó
1/2 colher (de chá) de essência de baunilha
Uma pitada de sal
1 colher (de sopa) de vinagre branco ou de maçã
1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de cacau em pó
1/4 de xícara (de chá) de melado de cana
1 colher (de sopa) de fermento químico em pó

Pré-aqueça o forno e unte uma assadeira com óleo e farinha.
Em um liquidificador, coloque o leite, o óleo vegetal, o açúcar, a canela em pó, o cravo em pó, uma pitada de sal, a essência de baunilha e o vinagre. Bata e adicione a farinha de trigo, o cacau em pó, o melado de cana e bata novamente, até obter uma massa uniforme. Eu precisei desligar e mexer com uma colher para misturar a parte que ficou na parede do copo do liquidificador
Adicione o fermento em pó e misture. Coloque esta massa na assadeira untada e leve para assar por cerca de 30 minutos.
Divida o bolo em quadradinhos do tamanho que preferir.

Eu fiz aqui e não sobrou nenhum pedacinho pra contar história!
Próxima vez que eu fizer, vou colocar doce de leite como recheio (que também vou fazer e passar a receita pra vcs) e banhar no chocolate! Nem vai ficar bom....

sábado, 9 de julho de 2016

Legumes gratinados

Hoje decidi fazer algo quentinho e gostoso para o almoço (e conquistar a mãe né). Fiz uns legumes gratinados, coloquei molho branco, mussarela e parmesão. Os ingredientes exatos e modo de preparo são:
- 1 cabeça de brócolis
- 1 cabeça de couve-flor
- 2 cenouras
- 3 pimentões (1 verde, 1 vermelho e 1 amarelo)
- 1 pacotinho de champignon cortado
- 1/2 cebola
- óleo
- 2 caixinhas de creme de leite
- 4 fatias de mussarela
- parmesão ralado
- sal a gosto
- cominho a gosto

Cozinhe os legumes, (separe as florzinhas da couve-flor e do brócolis, cenoura em rodelas e pimentões em fatias). Após cozidos, escorra-os.

Para o molho:
Refogue a cebola no óleo. Coloque o creme de leite, pitada de sal e cominho. Misture até começar a engrossar.

Após terminar de cozer os legumes e fazer o molhos, basta montar. Coloque uma camada de molho em um refratário, coloque os legumes misturados, lave e champignon e coloque nessa etapa, as fatias de mussarela, cubra com o restante do molho e coloque parmesão por cima para gratinar.

Leve ao forno por 30 minutos em 210° e aproveite!! :)

terça-feira, 5 de julho de 2016

Risoto de shimeji

Olha o que a aprendiz de Palmirinha vegetariana fez hoje! Risoto de shimeji com legumes! Gente eu tô cada vez mais me sentindo máster chef. Mas vamos pro que importa: os ingredientes que foram:

- 2 dentes de alho picado
- 1/2 cebola picada
- 2 colheres de óleo vegetal
- 1/2 bandeja de shimeji picado
- 1 copo de arroz para risoto
- 1 quadradinho de caldo de legumes
- água quente
- sal a gosto
- curry a gosto

Primeiro refogue o alho e a cebola, depois coloque o shimeji, esfarele o caldo de legumes e misture. Coloque o arroz, sal, curry e a água já quente e deixe cozinhando por uns 20, 30 minutos. Misture pra ficar tudo junto e não arroz embaixo e shimeji em cima. Sempre em fogo baixo. E prontinho! Um risoto delícia para um almoço!

E para acompanhar, já tinha alguns legumes prontos cozidos no vapor. Temperei com azeite e sal e ficou demais!

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Brigadeiro vegano

Boa noite, pessoas lindas!!!!
Na fúria louca de comer um doce, adivinha o que eu fiz? É, gente. Isso mesmo. BRIGADEIRO!! Mas não é um brigadeiro comum. Ele é vegano.
Ele é muito saboroso e muito, mas muuuuito fácil de fazer. E por que vegano? Porque não vai nenhum derivado de leite. Vou contar com o que eu fiz e o processo é o mesmo do brigadeiro comum.
A receita leva:
- 1 lata de leite condensado de soja (uso da marca soymilke)
- 3 colheres de sopa de cacau em pó

Só isso! E a forma de fazer é a mesma... misturar, misturar até desgrudar do fundo da panela.
Eu não cheguei a enrolar, comi com colher mesmo, mas se quiser, basta colocar uma gotinha de óleo vegetal na palma da mão e enrolar no cacau em pó.

sábado, 2 de julho de 2016

Pão de mandioquinha da Bela Gil (mistura pronta Mãe Terra)

Hoje foi dia de fazer pãozinho de mandioquinha!!! Isso mesmo, aquele da mistura pronta da parceria Bela Gil e Mãe Terra.
Achei que seria gostoso, mas não taaaao gostoso assim! Ele é sensacional!!!!
E gente, é hiper fácil de fazer! Basta adicionar 1/4 de xícara de óleo vegetal ou azeite e 3/4 de xícara de água, juntar com a mistura pronta e sovar até ficar uma massa homogênea e lisinha! Depois fazer bolinhas pequenas (deu 20 bolinhas, depende do tamanho que você fizer). Forno por 25 minutos e voilà.
Sim, façam!! O cheirinho quando ele sai do forno é maravilhoso por causa do orégano e ele é super leve.

A família inteira amou aqui!

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Apresentação

Bom dia, bom dia!!! 

Este e o primeiro post deste blog que será totalmente e exclusivamente dedicado aos amantes e praticantes do vegetarianismo/veganismo.
Bom, vou começar me apresentando! Meu nome é Mariana, tenho 29 anos e sou ovolactovegetariana desde janeiro/2016. Inclusive foi bem o início da minha transição. 
Comecei parando com carne vermelha, na qual já não era muito chegada, depois parei com frango e peixe. Porcos e frutos do mar como eu comia somente de vez em quando, foi bem mais fácil parar.
A decisão de parar de comer carne não é só para obter uma vida mais saudável. É realmente a de conscientização do que a gente come, do que estamos fazendo com os animais, com o planeta, com a vida.
A "magia" de se tornar vegetariano é que você sente o bem, você tenta exalar o bem, você extrai o máximo da natureza, se sente mais leve, com nenhuma culpa e cá pra nós, a gente acaba se tornando verdadeiros mestres cuca, não é mesmo?
Bom é isso... para não ficar textão, vou parar por aqui!
Vou publicar um monte de coisa gostosa, dicas, experiências!!

Espero que gostem :)

Beijos